Os consumidores mudaram, e as expectativas deles quando falamos de consumo e de atendimento, também. Na era digital, não adianta apenas relacionar-se bem com o cliente: é preciso estar presente, atualizar-se e criar a melhor experiência para ele. Confira quatro dicas para estar mais próximo dos clientes em 2019:

Amplie as formas de contato

Conectividade é a primeira tendência listada pelo estudo Next, desenvolvido pela Liberty Seguros para mapear o que deve impactar o mercado nos próximos anos. A digitalização facilita o diálogo e a troca de informações – e isso pode beneficiar o relacionamento. Conhecendo bem os perfis do seu consumidor, você já sabe quem trocaria uma visita presencial por um e-mail, ou qual prefere receber uma mensagem no lugar do telefonema. Lembre que, usada estrategicamente, a tecnologia aproxima, e não separa, empresas e clientes.

Busque agilidade e eficiência

Para quem quer ser atendido, cada minuto de espera pode parecer uma eternidade. Acha exagero? Não é: o Brasil possui um dos maiores índices de imediatismo para o consumo do mundo, com “nível de paciência” que não chega nem à metade da média global, segundo cálculos do Insper. Instantaneidade é uma das tendências apresentadas pelo estudo Next, que aponta que, com o tempo cada vez mais valioso, o mais rápido pode vencer a disputa com o melhor ou o mais barato, quando falamos de prestação de serviços.

E o que você, corretor, pode fazer para atender clientes cada vez mais imediatistas? O primeiro passo é estar próximo e acessível, porque ser notado é o primeiro desejo do consumidor. E revisar os processos de trabalho, para garantir que o dia a dia funcione com eficiência, trará mais agilidade para todas as tarefas, não apenas o atendimento, transformando a percepção do cliente.

Cresça com os feedbacks

A prática leva à perfeição? Normalmente, sim, mas ouvir o que os clientes têm a dizer também ajuda a chegar lá. Feedbacks também podem chegar em forma de críticas ou reclamações, mas ser transparente com todos os tipos de avaliação é uma oportunidade para melhorar sempre – e continuar competitivo no mercado. Além da conversa pós-venda, pesquisas de satisfação e contato por e-mail ou redes sociais são formas pedir a opinião do consumidor e manter-se presente.

Participe da Liberty Academia Digital

Acabamos de falar sobre o impacto da digitalização e da tecnologia nas relações de consumo. Por isso, é importante atualizar também os canais para vender seus serviços. As vídeo-aulas da Liberty Academia Digital, pensadas para atender os novos desafios dos nossos corretores, ensinam como vender seguros usando o Facebook e o Instagram, e chegar ao público conectado.

O primeiro módulo e o encerramento estão no Facebook do Programa Conexão. Já o segundo e o terceiro módulos são exclusivos para parceiros da Liberty Seguros, e estão disponíveis na plataforma de treinamento dentro do Meu Espaço Corretor.

Cresça com a Liberty em 2019!

 

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